quarta-feira, 9 de março de 2011



TIRE A MÁSCARA 
Primeiro, os outros chegam e dizem que é pra não se incomodar, que do jeito que a gente fizer tá bem feito.

Aí, a gente pega e vai seguindo os instintos, vai fazendo do jeito que sabe.  Na hora de apresentar o resultado, dizem ou pensam:

– Mas não era bem assim, assim...?

Sabe o que torna as coisas muito difíceis no mundo dos encarnados? É que as verdadeiras intenções quase nunca estão à mostra.  Os espertinhos usam esta vantagem a seu favor. É muito fácil aprender a cara de bonzinho, a cara de amigo, a cara de interessado, e ir usando cada uma de acordo com a ocasião.

Acontece que tem um grande número de pessoas que fazem isto sem perceber, por causa da educação que tiveram (se é que isto é educação), e dizem coisas amáveis pra não serem indelicadas, e não dizem a verdade pra não serem indelicadas, e não dizem a verdade pra não serem descaridosas.

Sabe que muitos resgates já se originaram no fato de se omitir a verdade, de não se declarar em alto e bom som o que realmente se pretendia?

– É que a verdade dói, a verdade machuca.

Sei. Mas o que machuca mais: a realidade ou descobrir, muito depois, que se foi enganado? Que os outros só estavam tentando ser gentis, por isso deixaram que a gente se atolasse todo na lama?

É engraçado que se vive repetindo: "a verdade vos libertará, a verdade vos libertará". E se morre de medo da verdade verdadeira, daquela nua e crua, daquela que coloca as pessoas livres de máscaras umas diante das outras.

Isso acontece, primeiro, porque a maioria morre de medo da verdade sobre si mesma. No fundo, elas gostariam de ser melhores do que são. E como ficam tentando provar pros outros que são melhores do que realmente são, a verdade tem de ficar bem escondida.

Não é que seja errado querer ser melhor do que se é... O ponto importante aqui é que você não precisa parecer melhor diante de ninguém, porque a sua melhoria não importa pra ninguém, só pra você.

Não adianta parecer, porque o que você parece não conta como progresso realizado. Então, pra que serve?

Pra dar uma de importante, de puro, de evangelizado? Dar uma de fariseu, que se mete a sabe-tudo e a dizer o que é bom pros outros?

Se não tivesse medo da verdade, cada um acharia mais fácil saber o que é melhor pra si mesmo, e teria menos que ver com a vida dos outros.

Tire as máscaras, porque elas pesam. Cansa levá-las pra lá e pra cá. Dá um trabalhão resolver qual usar a cada momento. E não resolvem nada, porque Deus vê o verdadeiro sentimento, sob a aparência. E, se Deus vê, por que dar tanta importância pro que o vizinho e o colega vêem?

– Ah, Calunga, é que eu preciso de atenção!!

Pois eu vou contar mais um segredo sobre as máscaras. É que elas costumam despencar, bem quando você acredita que elas estão mais firmes. E daí? Com que cara você vai ficar, depois de chamar bastante atenção sobre si mesmo e, na hora H, surgir o seu verdadeiro eu?

Calunga - (De "Pensamentos que resolvem", de Rita Foelker) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário